quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resenha " Brás , Bexiga e Barra Funda " :)

Olá galerinha!!!!!!!!

Tudo bem???

Hoje o post aqui é bastante especial. Vou postar para vocês uma resenha da obra " Brás, Bexiga e Barra Funda " que eu produzi para um trabalho da facul. Para mim é MUITO importante vocês expressarem a opinião de vocês, ok???????? Eu quero críticas, e claro, elogios para poder saber onde eu tenho ou posso melhorar. Enfim, não esqueçam de opinar MUUUUUUUUUUUUITO, tá?

Segue a resenha:

Resenha da obra “ Brás, Bexiga e Barra Funda “ , de Alcântara Machado
Através de 11 histórias, onde se misturam contos e crônicas, o autor nos expõe o dia – a – dia dos imigrantes italianos da cidade de São Paulo. Todos os imigrantes moram nos três bairros que dão nome à obra. Podemos perceber, que o autor se empenhou bastante para que a obra ficasse o mais próximo possível da realidade, pesquisando e tentando se manter bem fiel à realidade, a obra busca contar não só as histórias de cada imigrante, mas também as dificuldades que todos eles tiveram que enfrentar para chegar onde estão hoje.  Antes de começar a escrever a obra o autor foi nos bairros do Brás, Bexiga e da Barra Funda em São Paulo, para realizar várias entrevistas com imigrantes italianos, que serviram de modelo para futuramente Alcântara Machado escrever a obra.

            Outra coisa bem interessante de se atentar nessa obra, é que antes da primeira publicação como livro propriamente dito, ela era publicada no jornal em forma de folhetins. Então, podemos concluir que inicialmente essa obra tinha um público – alvo bem específico, como o autor era assíduo leitor de jornais, buscou bastante inspiração para essa obra nos jornais, colhendo muitas informações do dia  - a – dia dos paulistanos. Os leitores da obra eram bem específicos. Fazendo uma análise do contexto social da época ( Final do século XIX e começo do XX) percebemos na leitura que a cidade estava começando a crescer e ofuscar o lugar da antiga capital Rio de Janeiro. A disputa naquela época era entre São Paulo e Minas Gerais, dentro da república café – com – leite.

            A obra retrata a cidade de São Paulo como um todo, focalizando a imigração italiana. A respeito dos personagens da obra, podemos afirmar que em sua maioria eles são bastante superficiais, o autor procura não se aprofundar muito, descrevendo apenas os aspectos principais como nome e procedência familiar. O espaço da obra é a cidade de São Paulo, mais especificamente os três bairros que já foram citados acima; os personagens, fazem um tour pela cidade, levando o leitor a acompanhá – los, o leitor acaba participando da história meio sem perceber. Muitos estudiosos criticam a maneira superficial que o autor trabalha com suas personagens nessa obra.Os personagens são apresentados por meio de retratos econômicos e em geral suas construções são feitas a partir de dados dinâmicos que são inseridos no enredo.
            Também é bem interessante analisarmos a linguagem que o autor usa. É utilizada uma linguagem que mistura o italiano com o português, a obra faz uma homenagem aos italianos e tenta ficar o mais próximo possível do real. São usados recursos estilísticos para que o leitor consiga imaginar a cena, ao mesmo tempo que a leitura está sendo feita. A linguagem foi recriada para ficar parecida com notícias de jornal. O narrador é em terceira pessoa, ora observador, ora onisciente.
            Em suma, a obra nos apresenta bastante pluralidade cultural. Misturando italianos com paulistanos e modificando a linguagem para que ela fique o mais próxima possível da original, o autor nos mostra que até hoje existe sim, muita pluralidade cultural no nosso país e principalmente na Literatura Brasileira.


Referências Bibliográficas
Autor: Alcântara Machado
Obra: Brás, Bexiga e Barra Funda
Nome da Editora: Estado de S. Paulo/ Klick Editora
Ano da Publicação: 1997

2 comentários: